Universidades integrantes do Consórcio Universitas decidem manter calendário acadêmico

As universidades que formam o Consórcio Pernambuco Universitas (UFPE, UFRPE, UPE, UFAPE e UNICAP) estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira, 26 de janeiro, para tratar da situação atual da pandemia da Covid-19 e do impacto sobre a sociedade em geral e nossas IES em particular.

Antes de tudo, reafirmamos nossa defesa da ciência, a importância da vacinação, a necessidade de maior testagem e o compromisso com a saúde coletiva e de nossas comunidades acadêmicas. Nesse sentido, chegamos aos seguintes consensos:

1) Reafirmamos o desejo de voltarmos à presencialidade de nossas atividades universitárias o mais rapidamente possível, conforme projetado por cada IES;

2) Lamentamos, porém, o quadro de agravamento da pandemia e das gripes, obrigando-nos a rever nossos planejamentos;

3) Mantivemos o calendário acadêmico;

4) Desde já, estamos buscando alternativas, para se necessário serem implantadas enquanto houver risco alto de contágio: em nota específica cada IES atualizará suas orientações;

5) Continuaremos monitorando e avaliando a evolução da pandemia, seguindo as orientações da OMS e das autoridades públicas de nosso Estado, buscando o consenso das decisões comuns e respeitando as especificidades de cada comunidade universitária.

Nós, reitores, reafirmamos assim a nossa responsabilidade com a saúde de toda a comunidade universitária e seus familiares e o nosso compromisso em defesa da vida.

Por reforma em suas instalações, PRODEP comunica suspensão temporária de atendimento presencial a servidores da UPE

 

A Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade de Pernambuco informa que, em virtude da reforma na estrutura física que está ocorrendo nas instalações da PRODEP, os atendimentos presenciais dos servidores da UPE, incluindo entrada nos processos de aposentadoria, estarão suspensos a partir de 27 de janeiro (quinta-feira).

A previsão da retomada do serviço de atendimento presencial será a partir do dia 7 de fevereiro, por agendamento (para evitar aglomerações).

Neste período, as solicitações poderão ser feitas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e do telefone (81) 3183-3698. Para agendamento na Divisão de Certidões e Aposentadorias, entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

COMUNICADO OFICIAL

Doze nomes e uma missão: equipe da Poli/UPE prepara servidores públicos para os desafios do mundo digital

Cinco professores e sete alunos da pós-graduação da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli-UPE) integram a equipe que tem uma missão inovadora: preparar, em um período de oito meses, servidores públicos para os desafios surgidos com as novas tecnologias.

Este é o tempo do curso "Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Analytics", coordenado pelo professor Fernando Buarque de Lima Neto, que teve início na segunda-feira (24). A formação é oferecida pela Usina Pernambucana de Inovação dentro do Programa de Extensão Tecnológica para Governo (PET-GOV).

O PET-GOV visa a aproximação entre a Academia e Poder Público em duas etapas: formação de pessoas e desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios do serviço público.

A equipe da Poli-UPE vai orientar cinco times (com cinco integrantes cada) de servidores públicos da Prefeitura do Recife, Compesa, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

No final, serão produzidos cinco protótipos funcionais para uso real nestas instituições parceiras. O projeto foi aprovado com financiamento de R$ 153.800,00 da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Outros dois professores da UPE também estão ministrando cursos oferecidos pela Usina Pernambucana de Inovação a servidores públicos, cujas inscrições já foram encerradas.

A professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Carolina da Cunha Correia é responsável pelo curso "Instrumentos Digitais para Identificação, Prevenção e Tratamento de AVC".

Já o professor do Campus Salgueiro, Fagner Melo, está à frente do curso "Automatização de Processos Públicos".

Multicampi UPE abre inscrições para curso de especialização em endodontia oferecido pelo Campus Arcoverde

Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Endodontia, que será ministrado no Campus Arcoverde da Universidade de Pernambuco (UPE).

Os interessados têm até o dia 4 de fevereiro para enviar o formulário disponível neste link: https://forms.gle/mhzr4ggbgfHHgN5U7.

De acordo com o edital (que pode ser acessado neste endereço eletrônico: http://www.upe.br/garanhuns/edital-especializacao-arcoverde-odonto/), estão disponíveis dez vagas.

A taxa de inscrição custa R$ 100. Caso não forme turma com o número mínimo de alunos, os(as) candidatos(as) poderão receber de volta o valor total da inscrição, no prazo máximo de seis meses.

A seleção dos inscritos será feita por entrevista online e pela análise do Curriculum Vitae ou Lattes.

O início das aulas está previsto para o dia 17 de março de 2022, podendo sofrer alterações. A conclusão será em março de 2024.

O Campus Arcoverde integra o Multicampi UPE, formado ainda pelas unidades de Garanhuns, Salgueiro e Serra Talhada.

Nota de pesar pela morte de professora convidada do Campus Mata Norte da UPE

A comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco expressa o mais profundo pesar pela notícia do falecimento, na noite de domingo (23), aos 62 anos de idade, da historiadora Zuleide Elisa Almeida Moreira, que atuava como profissional convidada do Campus Mata Norte da UPE no Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).

Ela era professora efetiva da Autarquia Municipal do Ensino do Município de Goiana (Amesg) e concursada da Faculdade de Ciências e Tecnologia Prof. Dirson Maciel de Barros (Fadimab), no mesmo município, onde chegou a ser vice-diretora.

Especialista em História do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e mestra em Tecnologia Ambiental no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Zuleide contribuiu como professora formadora do Parfor-UPE na disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino da História.

Era integrante, desde junho de 2019, do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO). Foi uma das organizadoras do livro do memorial do sesquicentenário da instituição.

Foi também coautora do livro "O Parfor como possibilidade de remediar os desafios da escola básica”, lançado em setembro de 2021 em comemoração aos 11 anos de atividade do programa na UPE. 

A Universidade de Pernambuco externa as mais sinceras condolências e deseja, ainda, conforto, paz e muita força para a família enfrentar a perda.